sexta-feira, 17 de junho de 2011

Espectrofotometria Visível (KMnO4) - Determinação espectrofômetro do íon MnO-4


Resumo: A espectroscopia no infravermelho, muito empregada na análise de compostos orgânicos, utiliza a zona do espectro eletromagnético com comprimento de onda entre 2,5 e 16 mícron (1 mícron = 106m). Nessa faixa obtém-se o espectro molecular vibracional, alcançado quando a freqüência de oscilação de uma molécula, representada como mola em movimento em torno de um ponto de equilíbrio, coincide com a freqüência da luz absorvida. Tal freqüência, dita de ressonância, é usada para comparações entre as amostras.
 
Já as espectroscopia na luz visível e no ultravioleta baseiam-se na excitação eletrônica das ligações químicas e utilizam radiações de comprimentos de onda na faixa de 10-6 a 10-7 metros e 10-7m a 10-9m, respectivamente. A espectroscopia de microondas, correspondente a radiações de comprimento de onda na faixa de 1nm a 10m, é de mais difícil interpretação, já que a baixa quantidade de energia associada só afeta a molécula em seus diversos níveis de rotação e é aplicável a moléculas de estrutura simples e substância gasosas, não como método analítico de rotina.
 
Técnica analítica que estuda a quantidade e a qualidade de soluções de origem biológica e química. Identifica e quantifica soluções através da absorbância (abs). O espectrofotômetro mede a abs e a T (transmitância). -absorbância: quantidade de luz absorvida pela solução -transmitância: luz transmitida, luz que atravessa a solução não sendo absorvida.
 
Lei de Lambert-Beer:
 
A abs é diretamente proporcional ao caminho ótico e à concentração (nº de partículas).
 
abs = E . l . C

E: coeficiente de extinção molar (carac. de cada subst. e deve ser det experim)
l: caminho ótico
C: concentração

Nenhum comentário:

Postar um comentário