sexta-feira, 3 de junho de 2011

Análises da ação dos meios corrosivos sobre peças metálicas



Resumo: A causa básica da Corrosão é conhecida. Os metais apresentam uma condição termodinâmica instável e tendem a mudar para uma condição estável pela formação de óxidos, hidróxidos, sais, etc. Dessa maneira, a corrosão é uma processo natural, indesejado. Para combater, ou melhor, atenuar essa ocorrência termodinâmica dos metais dispomos de vários meios.

A maioria dos métodos de controle da corrosão consiste em intercalar uma camada protetora entre o metal e o meio corrosivo. Essas camadas protetoras são de formação natural ou artificial e, em alguns casos, simultânea.

A boa resistência da maioria dos mais comuns metais não ferrosos à corrosão é devida à formação de uma película, normalmente invisível, impermeável, contínua, e insolúvel. Essas películas se originam de transformações químicas em meios atmosféricos convencionais, e resultam em compostos que aderem ao metal base.

Sob o ponto de vista industrial, o ferro e o aço assumem primordial importância Simultaneamente carecem de proteção contra a corrosão. O filme do produto da oxidação que se forma em suas superfícies, seja em meio atmosféricos, seja em ambientes químicos, é o oposto dos filmes auto-protetores encontrados nos não ferrosos. É de formação descontínua, permeável, solúvel, com tendência a crescer indefinidamente até a completa degradação de material metálico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário